QUATRO INICIATIVAS PARA VIRAR O JOGO NA CARREIRA AINDA ESTE ANO

Empurrar o restante deste ano com a barriga e deixar 2019 acabar, ou tornar-se a pessoa que sonhou para ser lá na noite do Réveillon? Eu escolho lutar pelos meus sonhos. Não deixe 2019 escapar como areia por entre seus dedos. Junho é um ótimo mês para promover mudanças na carreira.

Por Stefania Giannoni*

* Colaborou o jornalista Harlley Alvez, Comunicação Corporativa SLG Consultoria Empresarial.
Mtb 36.959

Muitas empresas reestruturaram suas metas em relação ao que previram no início do ano e julgo que devemos fazer o mesmo. Não é momento nem para muito otimismo, e nem para desânimo. É um momento de oportunidades, de arregaçar as mangas e dedicar-se aos seus objetivos.

As portas estão abertas para que você consiga a vaga que busca ou aquela promoção tão desejada. A palavra de ordem é: Atitude! E para ter atitude é necessário definir um objetivo, onde queremos chegar.

De certa forma temos clareza do que queremos e do caminho a ser trilhado, o maior desafio é conseguir colocar em ação o que pensamos e sonhamos para o nosso futuro. Enquanto especialista no desenvolvimento de pessoas compartilho com os meus clientes de que o primeiro passo para evitarmos a sensação de não ter “saído do lugar” é a definição dos nossos objetivos, do que queremos e onde pretendemos chegar. A partir da definição dos nossos objetivos, o próximo passo é pensar em uma estratégia, que é o planejamento, a forma como vamos atingir os resultados esperados. Diante dos objetivos estabelecidos e de um plano de ação, o próximo passo é colocar em prática, isto é, agir.

Não adianta apenas se queixar que a economia parece estagnada. Ação e mais ação. Empenho. Labuta. Eu estou fazendo tudo o que possa para a minha situação mudar? Pergunte a sim mesmo . Este é o passo mais difícil. Requer sair da zona de conforto e muitas vezes não queremos, pois é trabalhoso e necessita de muito envolvimento e determinação. O que fazer então para sair desta situação? Temos duas alternativas:

A primeira é agir como protagonista e não como coadjuvante desta peça que podemos chamar de vida. Como diz o cantor Zeca Pagodinho em sua música: ‘Deixe a vida me levar…’ É bom ser conduzido, mas não basta apenas seguir a maré, temos que ter controle de nossas vidas e saber para onde estamos indo. Acredite, você precisa de um plano, de uma estratégia se quiser alçar novos voos.  O restante deste ano será diferente se cada um de nós agir de forma diferente. É você que precisa mudar, a passagem para o segundo semestre do ano pode ser um estímulo para termos novos comportamentos.

E a segunda alternativa é buscar ferramentas que auxiliem no autodesenvolvimento, com foco no aprimoramento de competências, que vão possibilitar um desempenho superior e com isto o alcance de nossas metas.

Ter consciência de que tudo depende de nós é fator fundamental para quem busca sucesso e está diretamente relacionado com a nossa capacidade de adaptação às mudanças. A mudança é um processo onde vamos substituir comportamentos e atitudes que não nos agregam por outros mais produtivos. Mudança é evolução, crescimento, e para termos um segundo semestre diferente é imprescindível ter comportamentos diferentes.

Por mais que na batalha se vença um ou mais inimigos, a vitória sobre si mesmo é a maior de todas as vitórias. -BUDA

Quais são os seus planos para os próximos meses? Mudar de emprego, ser promovido, fazer um curso, morar sozinho, dar uma guinada em sua carreira, ser feliz, ajudar as outras pessoas… Pode ser também que o clima na empresa não esteja suficientemente bom para o tipo de pessoa que você é… ou tornou-se… e então chega a hora de mudar de trabalho. Seja qual for a meta, o importante é estarmos motivados para atingir os objetivos. Mas o que é motivação? Quando falamos em motivação, estamos nos referindo a uma força, uma energia que nos impulsiona para atingir o alvo determinado.  

Muitas pessoas se dizem motivadas, entretanto diante das dificuldades e obstáculos do dia a dia, não conseguem manter a energia e se desestimulam. Temos que ter a persistência necessária para não desanimar e não deixar que as nossas crenças nos impeçam de seguir em frente.

Quem de nós nunca ouviu a voz do ‘diabinho’ minando nossa atitude: ‘você não vai conseguir’, ‘isto não é para você’, ‘você é fraco(a)’ e, além de ouvir isto, o mais triste é que às vezes isto é falado por pessoas que nos são muito queridas, como familiares, amigos, colegas de trabalho – pessoas que estão presentes em nossa vida e que confiamos. Diante disso, muitos são os que se deixam influenciar e acabam desistindo de seus sonhos e o tempo vai passando e quando tomamos consciência pode ser tarde demais.

Para ajudar neste momento, seguem algumas orientações que podem auxiliar no alcance de seus objetivos profissionais:

Imagens por Анастасия Гепп, rawpixel e Thom Sibent em Pixabay

1. Avalie a sua carreira

  • Está de acordo com seus objetivos?
  • Você está feliz com suas realizações?
  • Você tem investido em seu desenvolvimento e atualização?

2. Participação nas redes sociais

  • Como está sua imagem na internet?
  • Como está sua rede de contatos? A que grupos você pertence?
  • Os seus contatos são apenas virtuais ou você se encontra face a face com as pessoas?

3. Melhore sua performance

  • Que ações você tem feito para realizar um trabalho diferenciado?
  • Você tem apresentado novas ideias, sugestões de melhorias?
  • Está aberto para mudanças?

4. Invista em sua imagem

  • Qual a imagem que você passa para as pessoas? De uma pessoa vencedora ou perdedora?
  • O seu vestuário é adequado? Suas roupas passam a imagem de profissionalismo?
  • Você sabe se comportar no ambiente de trabalho?

Isso não é um teste, mas se fosse, sua pontuação estaria dentro do esperado?

No texto abaixo e no vídeo acima, deixo sugestões de como desenvolver esses quatro passos:

  • Independente de você estar empregado ou não, cuide de sua carreira, mantenha-se atualizado e faça uma avaliação de suas  competências e busque melhorias.
  • Atualmente é importante que um profissional participe das redes sociais, entretanto, isto requer alguns cuidados: evite participar de grupos que não expressem suas convicções, não se exponha de forma demasiada, cuidado com o oversharing,procure potencializar seu lado profissional e seus interesses com relação a sua carreira.
  • Seja empreendedor. Tenha ideias e as coloque em prática. Procure pensar em formas diferentes de realizar as tarefas do dia a dia. Agregue valor ao seu trabalho. As mudanças em um primeiro momento nos tiram da zona de conforto, causam desassossego. Fique calmo, porque mais tarde percebemos que o novo é muito gratificante e nos faz crescer.
  • A imagem de um profissional esta associada a cuidados pessoais, postura e vestuário. Procure investir em sua apresentação, cuide de sua aparência, invista em roupas para trabalhar e no dia a dia se preocupe com a sua postura. Seja ético e respeite as pessoas.

Por fim, caso você ainda esteja em dúvida se deve, ou não, buscar mudanças ou apenas ‘empurrar o restante deste ano com a barriga’ e deixar 2019 acabar, sem tornar-se a pessoa que sonhou lá na noite do Réveillon, finalizo com uma frase de Steve Jobs, para reflexão.

“Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir”.

Pense nisso e desejo a você: ATITUDE!

http://www.slgconsultoria.com.br

www.slgconsultoria.com.br

Dúvidas na Carreira? Pergunte para nós!
error